Marketing de Influência nas Mídias Sociais.

Design Renato Mello — Iska Digital

O Marketing de Influência (Influencer Marketing) é uma estratégia que cada vez mais tem sido adotada pelas marcas em suas ações de publicidade nas plataformas digitais. Essa ação consiste em nada mais do que inserir os criadores de conteúdo nas ações de mídias sociais. Os mercados mais maduros como Europa e Estados Unidos esse tipo de estratégia já se tornou tradicional, já no Brasil é mais recente e grandes marcas já estão aderindo.

O marketing de Influência consiste na arte de engajar os influenciadores digitais para compartilhar/indicar o conteúdo de marcas com seus públicos na forma de conteúdo seja publicitário, informacional ou outra forma.

Todo dia somos surpreendidos por um novo criador de conteúdo, este é o sonho da nova geração: ‘’SER INFLUENCIADOR’’. A tecnologia já faz parte da nossa vida somos multi-tela e modificou nosso comportamento, modo de pensar e agir.

A influência é a moeda real deste século e as pessoas mais influentes na web ganham respeito, se destacam, tornam-se celebridades e muitas delas com maior poder de persuasão em vendas que muitos artistas de televisão aberta, por exemplo.

O marketing produzido por um influenciador potencializa duas outras estratégias de marketing no digital: marketing de mídia social e marketing de conteúdo. As campanhas com influenciadores têm algum tipo de componente social media, pelo qual os influenciadores são contratados para espalhar o conteúdo através dos seus canais sociais onde possuem um público fiel e engajado.

Os influenciadores se tornaram os poderosos nas mídias sociais!

Eles estão separados em nichos específicos, tendo o poder de moldar como as pessoas pensam sobre um problema, iniciar conversas importantes, construir negócios, tendências e muito mais. A capacidade de se destacar em círculos sociais barulhentos ajuda os influenciadores a construir sua audiência e se conectar com eles uma e outra vez. Mantém eles relevantes e influentes.

Em uma pesquisa feita pela Provokers para o Google, das dez celebridades mais influentes, cinco pessoas são da TV e cinco Youtube. É notório que a TV recebe cada vez menos atenção, principalmente pelo público jovem, que busca outras mídias e plataformas. Para os jovens, vídeo é igual online, que é igual Smartphone.

Dessa forma, inserir os influenciadores nos planos de marketing é a prática de construir relacionamentos com as pessoas que podem construir relacionamentos para você. Se o público de um influenciador é pequeno ou grande, um influenciador pode alcançar os consumidores através de seus canais, blogs ou mídia de atuação. O qual sua marca pode não conseguir o engajamento necessário.

Segundo Bia Granja do Youpix:

  • 25% do conteúdo digital é produzido pelos micro influenciadores (10–100k seguidores)
  • Quanto menor, mais engajamento. Cerca de 25% dos views são de micro influenciadores
  • O Brasil tem 422k influencers produzindo conteúdo em vídeo (Youtube, Instagram, Snap). Média de 38M de views.
Para o marketing de influência o segredo não é investir no maior influenciador, mas no influenciador que casa com a proposta da sua empresa.

Por este motivo, cresce os micro influenciadores, pois assim, mesmo com investimento menores que resultem em alcances menores, os resultados são melhores, segmentados e mais assertivos.

Conheça os componentes de uma estratégia de marketing de influenciador:

  1. Identificar os criadores que produzem temas de influência para seu público alvo.
  2. Procure por qualidade de conteúdo, alcance, engajamento e alinhamento de valores com sua marca.
  3. Relacione-se e envolva-se com seus influenciadores-alvo via e-mail e outros canais sociais. Peça-lhes para se associar com sua marca e oferecer-lhes compensação para criar relações mutuamente benéficas.
  4. Identifique quais influenciadores e quais tópicos levantaram a sua marca.

Uma vez que você identificou quem e o que funciona melhor para sua marca, você pode construir uma estratégia de marketing de influência cada vez mais conectada com seu público.

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Mateus Rosa Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing e co-founder Encontro de Influenciadores Digitais.

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