Contrata-se Empreendedor? chegou a sua vez de Empreender!

Sonhar é uma das virtudes das pessoas que empreendem no mundo dos negócios. Ter Coragem e correr riscos é um dos instintos. Essas duas qualidades estão associadas a sonhos e ousadia. Pois, tomar coragem é uma decisão bastante difícil, requer discernimento e também um bom planejamento, mas não vamos entrar nesse mérito. O que realmente nos diferencia de todas as outras pessoas é o fato de conseguirmos realizar e concretizar nossos planos e sonhos.

Correr riscos é importante e pode trazer várias recompensas!

Há algumas pessoas que não conseguem se adaptar à caixa do mercado, e colocam na balança a estabilidade e a aventura, a grana fixa e a sazonalidade, a promoção de cargos e a liberdade autônoma. Mas o que pesa mais? Percebo que muitas vivem bem neste estilo de vida tradicional e que são bastante resistentes ao novo e as mudanças, até porque trabalhar é uma prática necessária e importante para o dia a dia, mas somos cheios de inquietações, dúvidas e imaginações.

Até que chega um momento em que às 8 horas por dia em um escritório, bater cartão, enfrentar o trânsito, cumprir metas, ter um chefe, ou dois, ou três, começa a ser um pouco desmotivador e nos desperta o desejo por mudanças.

O empreendedorismo, sem dúvidas, vem sendo uma das palavras mais citadas em eventos e reuniões nos últimos tempos. Nunca falamos e pensamos tanto nesse propósito. Estamos numa era em que todos os dias somos estimulados, desafiados e impulsionados para sermos empreendedores. E nunca se refletiu tanto na importância de ter coragem para correr riscos e, principalmente, atitude para empreender como nos dias de hoje, mesmo com um cenário cada vez mais complexo e em constantes mudanças e muitos desafios para superar.

Outro aspecto importante é o encontro de diversas gerações nos ambientes de trabalho, visões, gostos e olhares para o mercado de forma bem distinta. Isso acontece, principalmente, porque todos nós, profissionais, temos ambições e objetivos bem definidos e por, muitas vezes, já não são mais aplicáveis no meio em que estamos inseridos. Por mais que nossos projetos pareçam utopia, precisamos encontrar uma oportunidade para seguirmos com eles.

Portanto, sonhar é o começo, alterar nossos comportamentos pode ser uma boa saída e essencial para progredirmos e quem sabe começar a nos encorajar para empreender.

Cabe lembrar que para sermos empreendedores não precisamos abrir a própria empresa, apenas transformar as inquietações em algo produtivo e inovador.

Como por exemplo, inovar na rotina de trabalho, mudar de cidade e emprego ou descobrir algo novo que dê prazer. Mas, antes de sairmos atrás de nossas imaginações, é fundamental entendermos claramente o que buscamos, pois assim conseguiremos encontrar aquilo que precisamos.

Correr riscos é importante e pode trazer várias recompensas, o que no final faz todo o risco valer a pena. É importante ter projeções para seguir adiante e se manter focado mesmo sem saber o que vai acontecer, essa é a essência de uma pessoa corajosa. Pode ser que no início não dê certo, mas se você não arriscar nunca saberá.

***

Mateus Rosa Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing e co-founder Encontro de Influenciadores Digitais RS.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.